quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Cama compartilhada

Hoje vou falar da minha experiência com cama compartilhada. Antes mesmo do Miguel nascer as pessoas sempre diziam: "não deixa ele na cama com você, porque se ele pegar o cheirinho não vai querer dormir sozinho no berço de jeito nenhum." Quando o Miguel nasceu, nos primeiros momentos eu realmente não o deixei dormir com o papai e a mamãe. Ele dormia no carrinho ao lado da minha cama e depois, com o tempo, passaria para o quartinho dele. Ele nasceu em abril e um mês depois já começou a esfriar. Eu tenho uma tia chamada Margarida que ela falava " coitadinho dele, dormindo sozinho no berço com um frio desse. Deixa ele dormir com você na cama". Teve um dia, que ele estava muito agitado no quartinho, toda hora acordava gritando. Decidimos que naquela noite o Miguel dormiria com a gente porque não sabíamos o que estava acontecendo com ele e ficar ao lado do papai e da mamãe seria a melhor coisa. Pois bem, a pipoca dormiu a noite inteira, como um anjinho. Na noite seguinte dormiu de novo conosco na cama, depois de novo e de novo e de novo...
Mas o Miguel não tem modos de dormir, ele "roda" a cama inteira, dá tapa, chute, entra embaixo do travesseiro. Já peguei ele embaixo das costas do pai. E então decidimos que ele iria voltar para o bercinho dele. Colocamos ele no berço receiosos achando que ele não fosse mais acostumar dormir sozinho. Não é que ele dormiu muito bem, obrigada.
Tanto no bercinho quanto na cama com o papai e a mamãe ele não tem problema, se estiver com sono, dorme em qualquer lugar.
Diante dessas constatações, chegamos ao seguinte veredito: quando Miguel tá manhoso, tá dodoi, tá frio e principalmente quando sentimos saudade dele, ele dorme com a gente na cama. Quando achamos que ele já é  um "homem grande, forte, independente" vai para o bercinho. Ele adora cama compartilhada, mas também gosta muito do bercinho dele.
Quando ele dorme no quarto, é comum eu acordar com qualquer barulho que venha de lá, até quando ele se vira no berço eu escuto. E quando vou lá verificar se estar tudo bem, encontro aquela coisinha linda dormindo um soninho gostoso ou então, brincando sozinho com os pézinhos e mãozinhas.
Não sei se tivemos sorte porque ele se adaptou muito bem às duas situações ou se as pessoas que gostam de botar um terror quando falam da dependência das crianças que dormem com os pais. Com o meu filho, fazemos o que sentimos vontade. Vai falar que não é gostoso dormir olhando para a cria? Mas vai falar também que não é bom dormir toda esparramada na cama?

Um comentário:

  1. Como é gostoso ver vcs curtindo e amando tudo isso!
    Bençãos e bençãos sejam derramadas sobre essa família.

    ResponderExcluir